Please reload

Posts Recentes

Uma Nova geração em bombas de Recalque AC, completamente silenciosa, potente e compacta!

February 27, 2018

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Sump para aquário marinho

February 4, 2018

O Sump é o termo usado para descrever qualquer tipo de recipiente utilizado embaixo ou atrás de um aquário. Possui água e possibilita organizar boa parte do equipamento que nossos sistemas necessitam. Sumps podem ser construídos de vidro, acrílico ou até mesmo com recipientes plásticos grandes utilizados para guardar roupas ou alimentos. A melhor alternativa para um bom sump é quando há espaço suficiente para você acomodar todos os equipamentos necessários.

 

Ai vocês me perguntam? Como faço para saber o tamanho do sump que preciso?

O meu conselho é de projetar um sump maior possível para que possa acomodar todos os equipamentos necessários. Quanto maior for melhor, porque o aumento do volume de água irá estabilizar o sistema inteiro. A estabilidade do sistema tende a promover a saúde nos animais e excelente crescimento. Uma das vantagens de um sump grande é a capacidade para abrigar uma grande quantidade de equipamentos e torná-lo acessível. Se caso ocorra algum vazamento de algum equipamento isso não será problema já que o vazamento será para dentro do sump evitando assim derramamento no móvel ou no chão.

 

Uma boa dica para definir o tamanho do sump que você vai precisar é fazendo um protótipo com papelão ou isopor. Leve esse modelo para a área que irá instalar o sump e verifique se consegue acomoda-lo. Se há disponibilidade de um cômodo na casa para o sump e equipamentos, então faça um sump maior. Alguns aquaristas preferem colocar o sump dentro do movel, abaixo do tranque principal, no meu caso eu abri a lateral do móvel e aumentei o tamanho do sump. Se planejado o movel antes, poderá dimensionar o tamanho dele de modo que acomode confortavelmente um sump que atenda as suas necessidades. Você poderá optar por um móvel bem maior do que o seu aquário, com isso você terá bastante espaço para acomodar tanto sump quando chiller e os materiais do aquário e futuramente poderá até trocar de tanque principal por um maior caso queira sem ter que mexer em móvel ou sump.

Sumps pequenos aumentam o risco de transbordamento caso haja uma falta de energia. Quanto menor o sump mais difícil para o aquarista será. Os equipamentos não cabem, as bolhas não são quebradas totalmente, a reposição de água evaporada sempre será menor, você terá uma série de problemas com isso!

 

Ao decidir o tamanho do sump que você vai precisar, é bom saber o que você deseja colocar nele. já vi pessoas que planejaram fazer uma sessão para o skimmer outra para um refúgio, uma sessão de armazenamento de água doce para reposições, mudário, uma pequena sessão para queda d´agua, e mais uma série de reatores além da bomba de recalque, que serão adquiridos ao longo da montagem do reef . Aí eles me dão uma área de 30cm x 20cm e esperam que vai atender todas as necessidades dele como num passe de mágicas. A realidade é só uma: Precisamos de bastante espaço para trabalhar, quando menor o ambiente de trabalho maior a dificuldade de executar. A melhor escolha de um sump é aquela onde ele acomodará todos os equipamentos necessários e você poderá trabalhar tranquilamente.

 

Algumas vantagens de se tem um sump são:

Aumento do volume total de água no sistema – Isso dilui os poluentes que se acumulam na água do seu aquário, e ajuda a diminuir problemas que surgem rapidamente em tanques sem sumps;
Espumas na superfície – aquários onde há sumps, boa parte das espumas e bolhas são quebradas nele fazendo com que não haja acúmulo na superfície do aquário;
Baixa temperatura – Tenho observado uma queda de 2 ° C de temperatura após a instalação de um sump;
Organiza e esconde – equipamentos, skimmer, aquecedor, sondas e monitores e muito mais coisas que podem ser removidas do tanque principal;
Nível de água consistente – O tanque principal vai manter sempre o mesmo nível, a evaporação irá ocorrer no sump;
Lugar seguro para adição de aditivos – Com a adição de substancias no sump a diluição é iniciada lá e os aditivos acabam indo para o tanque principal muito mais diluídos.
Aumento da circulação – O retorno da água do sump possibilita uma melhor circulação. Você pode distribuir a entrada de água no aquário distribuídas em várias tubulações e direções diferentes diminuindo a força e melhorando a circulação de mais de um lugar no reef;
Aumento da oxigenação – Como a água escoa para sump, o ar se mistura com ele, permitindo a troca de gases – liberando CO2 e absorvendo O2.
Iluminação invertida do refúgio – Ajuda a manter níveis de pH durante a tarde da noite.

 

Um ponto muito importante na montagem de um sump é a ligação elétrica, recomendamos que as mesmas fiquem longe do contato com a água e de preferencia em outra divisão do móvel ou casa de máquina.

 

 Isso evitará acidentes e que possa ocorrer alguma forma de curto e possível incendio.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga