Please reload

Posts Recentes

Uma Nova geração em bombas de Recalque AC, completamente silenciosa, potente e compacta!

February 27, 2018

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Circulação em aquários

February 7, 2018

A importância da circulação em aquários

 

A circulação nos aquários é um dos pontos mais importantes a ser considerado na hora de manter um aquário, juntamente com a qualidade da água e a iluminação. No entanto a importância de uma circulação de água correta nem sempre é levada em consideração ou mesmo conhecida, principalmente em aquaristas iniciantes. A circulação de água dentro do aquário influencia a qualidade de água, a oxigenação, alimentação e para tratarmos disso temos a ajuda das bombas de circulação.

 

Geralmente a conta que fazemos para poder escolher a potencia de sua bomba de circulação é a seguinte: calculamos a potência da bomba 20x superior a litragem total do aquário, ou seja, para um aquário de baixa população de cerca de 100 litros é necessário uma bomba de 2000 L/H de circulação, mas isso não é uma regra exata e pode variar de acordo com a quantidade e tipos de animais existentes no aquários.

Para aquários com alta população calculamos uma bomba de potencia de 30 a 35 vezes a litragem do aquário, ou seja um aquário de 500 litros com alta população recomendamos uma bomba de 15000 L/H.

 

Uma importante função das bombas de circulação e a troca de oxigênio. A características da água é a baixa capacidade de reter oxigênio, capacidade que diminui ainda mais à medida que a temperatura da água aumenta, no caso da água salgada essa capacidade é ainda menor.  Por isso, para que exista uma concentração adequada de oxigênio, é fundamental a transferência de oxigênio do ar para a água constantemente. Para que isso ocorra é necessário que exista a quebra da camada da película interface ar/água, que acontece com mais facilidade quando a superfície da água é agitada. Isto também impede a formação de uma película de óleo na superfície que bloqueia as trocas gasosas completamente.

 A circulação também é muito importante para alimentação adequada dos peixes e corais dependendo de sua intensidade e área afetada, principalmente no caso de corais ou peixes menos ativos.  Os corais obtém nutrientes através da captura de organismos microscópicos (plâncton) e nutrientes orgânicos e inorgânicos presentes na água, que são capturados à medida que passam pelos pólipos.  Como a maioria dos organismos planctônicos possui uma capacidade de locomoção muito reduzida (ou inexistente) os corais dependem da circulação para captura-los.  A alimentação dos peixes também pode ser comprometida, se a circulação for muito forte uma grande quantidade de ração pode ser levada para o sistema de filtragem antes que os peixes possam comê-la, principalmente peixes que costumam ficar escondidos ou que não nadam bem como os gobys.

 

 Em relação as algas como as cianobactérias a bomba de circulação pode combater o aumento das mesmas, mas se a circulação do aquário for fraca ou reduzida poderá ajudar no seu crescimento. O aumento da circulação não irá impedir seu crescimento completamente, mas pode ser suficiente para reduzir o problema.

 

Como vimos à circulação e respectivamente a bomba de circulação infere em diversos aspectos da manutenção de um aquário, mas é importante ressaltar que ela não precisa ocorrer de forma homogênea em todo o aquário, principalmente se tratando dos corais. Diferentes espécies se desenvolvem melhor em áreas com grande circulação enquanto outras tem seu crescimento inibido, em alguns casos o excesso ou falta de circulação pode inclusive causar a morte dos corais, ao criar áreas como diferentes níveis de fluxo é possível se manter uma grande numero de espécies.

 

Uma das formas de circulação mais famosa entre os aquaristas é a pulsante onde a bomba de circulação pulsa fazendo com que a corrente dentro do aquário seja em vários sentidos e não somente em um único sentido o qual irá fazer com que os corais cresça para um único lado.

 Hoje no mercado temos várias marcas de bombas de circulação, das mais baratas e com baixa qualidade até as bombas de alta qualidade e tecnologia, bombas com controle wifi cheias de recursos e que são capazes de fazer todas as funções necessárias para que os animais tenham um crescimento e desenvolvimento perfeito.

 Portanto cabe a você escolher o equipamento para suprir a necessidade do seu reef e que poderá trazer vários benefícios aos seus animais.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload